quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Universidade do Estado do Mato Grosso | Campus Universitário de Sinop






O 1° Encontro Anual de Educação - ENAED - UNEMAT/Sinop, com centralidade voltada para "o Estado e as Políticas Educacionais: a formação docente e a profissionalização docente", tem sua proposição orientada pelos tensionamentos provocados pelas reformas na educação brasileira a partir de 1990, como resultado dos acordos do governo brasileiro, firmados com a UNESCO e o Banco Mundial. Cabe uma reavaliação desse processo e das relações efetivas produzidas nesse contexto, e aprofundar o debate científico e a troca de experiências que auxiliem na elaboração teórico-metodológica na promoção de novas políticas públicas e de novas experiências na área da educação. É importante refletir com os sujeitos partícipes desse processo para que se possa ampliar o debate em um fórum privilegiado, como o Encontro Anual de Educação, sobre os limites e avanços vividos na educação do Brasil nos últimos 20 anos. Espera-se um amplo espaço de debate com os diversos representantes das instituições de ensino da educação básica e ensino superior (professores e pesquisadores) e os representantes dos órgãos governamentais.

O público esperado é de 600 pessoas, tendo como organizadores, centralmente, o coletivo de professores do Departamento de Pedagogia, Campus Universitário de Sinop, Mato Grosso, e parceria com o Centro de Formação e Atualização de Professores (CEFAPRO-MT) , Secretária Municipal de Educação de Sinop e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em função do convênio para realização do Programa de Doutorado Interinstitucional em Educação (Dinter - UFRGS/UNEMAT/CAPES/FAPEMAT).

JUSTIFICATIVA
Criar um espaço propositivo, democrático e acadêmico-científico capaz de avaliar, analisar, compreender e debater os limites e avanços estabelecidos na educação e suas múltiplas determinações, polarizadas pelo Estado e as políticas públicas brasileiras e mundiais, tendo como sujeito privilegiado dessas orientações o professor. Evidenciando a troca de experiências produzidas nas práticas do vivido de professores da educação básica, das instituições do ensino superior, de pesquisadores brasileiros da educação e dos representantes das instituições normativas e orientadoras das políticas públicas regionais, estaduais e nacional.

RESULTADOS ESPERADOS
1. Auxiliar na elaboração teórico-científica que instrumentalize os sujeito da educação, as instituições de ensino, os governos municipais, o estadual e o federal na promoção de novas políticas públicas e de novas experiências na área da educação, com ênfase no professor;
2. Estabelecer acordos e convênios de pesquisas entre diversos grupos de pesquisa, promovendo a participação de vários sujeitos da educação municipal, regional, estadual e nacional;
3. Propor ações conjugadas entre as instituições de ensino (educação básica e superior) e as instituições dos governos municipais de Mato Grosso, do estado de Mato Grosso e do governo Federal.

ORGANIZAÇÃO:
UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso
Campus Universitário de Sinop
Departamento de Pedagogia
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
UFRGS/UNEMAT/CAPES/FAPEMAT-DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL
CEFAPRO/SINOP/SEDUC-MT
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SINOP-MT

LINHAS TEMÁTICAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS E PÔSTER
São aceitos trabalhos que abordem temas relacionados as seguintes áreas temáticas:
- Educação e Trabalho;
- Ensino superior e trabalho docente;
- Políticas Públicas e Educação;
- História da Educação e os processos sócio-culturais;
- Filosofia e Educação;
- Educação, ciência e tecnologia;
- Cidadania e educação popular;
- Educação e currículo;
- Docência no ensino básico;
- Estado: movimentos sociais e educação;
- Formação de professores e práticas educativas;
- Formação continuada e educação.



Datas
22 de Agosto de 2011Início das Inscrições de participação e com submissões de resumos (comunicação e pôster)
30 de Setembro de 2011Data limite para inscrições com submissões de resumos (comunicação e pôster)
03 de Outubro de 2011Divulgação dos resumos (comunicações e pôster) aprovados
12 a 15 de Outubro de 2011Envio de artigos completos (comunicações) aprovados
25 de Setembro de 2011Divulgação do Resultado das Avaliações de Artigos
26 de Outubro de 2011Data limite para inscrições para participação do evento sem submissões de trabalho
PROGRAMAÇÃO
26/10/2011 - Quarta-feita
14:00 - 15:45 - Credenciamento e Entrega de Material
15:45 - 16:00 - Intervalo
16:00 - 17:30 - Credenciamento e Entrega de Material
19:00 - 19:30 - Apresentação Cultural
19:30 - 20:00 - Solenidade de Abertura - Conferência de Abertura
20:00 - 21:00 - I Mesa Temática: Trabalho, Educação, e Formação Humana nas Políticas Públicas – Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto (UERJ)
21:00 - 21:15 - Intervalo
21:15 - 22:30 - Debatedores: Prof. Dr. Jaime Zitkoski (UFRGS) / Prof. Dr. Marion Machado Cunha (UNEMAT/Sinop) - Coordenador: Prof. Ms. Adil Antonio Alves de Oliveira (UNEMAT/Sinop)

27/10/2011 - Quinta-feita
14:00 - 15:45 - II Mesa-temática: O Papel do Estado na Formulação de Políticas para Formação e Trabalho Docente - Profa. Dra. Ivanise Monfredini (UNINOVE/SP)
Debatedores: Prof. Dr. Aumeri Carlos Bampi (UNEMAT/Sinop) / Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos (UNEMAT/Sinop) - Coordenador: Prof. Ms. Hélio Junior
15:45 - 16:00 - Intervalo
16:00 - 17:30 - Painéis
19:00 - 19:30 - Apresentação Cultural
19:30 - 21:00 - III Mesa Temática: Educação do Campo: Desafios e lutas para a construção das políticas de formação docente – Profa. Dra. Marlene Ribeiro (UFRGS)
21:00 - 21:15 - Intervalo
21:15 - 22:30 - Debatedores: Prof. Dr. Odimar Peripolli (UNEMAT/Sinop) / Prof. Dra. Jaqueline Pasuch (UNEMAT/Sinop) - Coordenador: Prof. Dr. Alceu Zóia (UNEMAT/Sinop)

28/10/2011 - Sexta-feita
07:30 - 11:30 - Minicursos
15:45 - 16:00 - Intervalo
16:00 - 17:30 - Sessão Comunicações
19:00 - 19:30 - Apresentação Cultural
19:30 - 22:30 - Conferência de Encerramento - IV Mesa Temática: Currículo e a Formação do Professor: uma reflexão sobre a prática– Prof. Dr. Antonio Joaquim Severino (UNINOVE/SP) / Prof. Dr. Jaime Zitkoski (UFRGS)
Coordenador: Prof. Dr. Edison Antonio de Souza (UNEMAT/Sinop)


INSCRIÇÕES


VALORES DAS INSCRIÇÕES
Estudantes: R$ 10 (dez reais)
Professores: R$ 20 (vinte reais)

ENVIO DOS TRABALHOS
Após as inscrições, as propostas de comunicações e pôster devem ser enviadas para o seguinte endereço, considerando os devidos prazos:
enaedpedagogiasinop@unemat-net.br


PRAZOS
- Inscrições com submissões de (comunicação e pôster) resumos: 22 de agosto a 30 de setembro de 2011
- Data de divulgação dos resumos (comunicações e pôster) aprovados: 03 de outubro de 2011.
- Envio de artigoS completoS (comunicações) aprovados: 12 de outubro a 15 de outubro de 2011.
- Inscrições para participação do evento sem submissões de trabalho até 26 de outubro de 2011.

A escolha de mini-cursos para aqueles interessados nessa oferta, será feita no ato do credenciamento, em virtude da organização desses ainda estar em processo. Os mini-cursos seguirão as mesmas linhas temáticas dos pôsteres e trabalhos de comunicações.

ATENÇÃO: As incrições para o evento serão realizadas exclusivamente por intermédio do sistema SIEC - Sistema de Inscrições para Eventos e Cursos da UNEMAT.
ACESSE AQUI O SISTEMA DE INSCRIÇÕES
http://siec.unemat.br/eventos/1enaed/

E-mail para contato marioncunha@hotmail.comTelefone            (66) 3511-2128       – Departamento de PedagogiaUNEMAT - Campus de SinopHorário de atendimentoDas 14 horas às 23 horas (horário de Mato Grosso)Profa. Leandra Ines Seganfredo Santos
Doutora em Estudos Linguísticos (UNESP/São José do Rio Preto)
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/SINOP), área "Metodologia do Ensino"
Av. dos Ingás, n. 3001 - Jd. Imperial, SINOP - MT - Brasil, CEP: 78.550-000

 Fonte: http://projetos.unemat-net.br/enaed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário