Analisando a Mudança
A revolução tecnológica ainda nos assusta, pois não fomos preparados durante a formação acadêmica para lidar com elas, e tudo acontece muito rápido, muda toda nossa rotina, e nos obriga a correr atrás para acompanhar as mudanças. Em muitas situações percebe-se que os educadores não estão conseguindo acompanhar seu público/estudantes que estão bem além no uso das tecnologias digitais e virtuais.
São desafiadoras estas evoluções, pois o conhecimento tecnológico por parte do educando e sociedade já é considerável. Em contra partida, nas escolas o desenvolvimento tecnológico está um tanto lento, não por falta de existir algumas dessas tecnologias. Do contrário, as tecnologias estão presentes, porém, ainda não é explorada em todo o seu potencial em beneficio do educador e educando, mas o que falta é maior habilidades dos profissionais em muitas delas.
Neste processo de evolução, somos conscientes também de que existem, escolas em que as tecnologias presentes ainda são: quadro, giz, carteira, caderno, lápis, borracha, livros e umas poucas mídias. Isso dificulta o desenvolvimento de habilidades por parte do educador e educando, principalmente nas tecnologias digitais e virtuais.
Por outro lado, vemos que ainda há grande resistência nas escolas, quando se trata em inserir as novas tecnologias no Projeto Político Pedagógico, em alguns casos, não é dada a devida importância quanto ao uso das mesmas.
Como mudar esse conceito em nossos profissionais e gestores?
Texto produzido por: Maria da Penha P. Silva
Professora/formadora das tecnologias
NTM de Sinop-MT
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