domingo, 17 de julho de 2011

Seis educadores internacionais e 35 brasileiros participam de evento sobre educação no Rio de Janeiro

8ª Jornada Internacional de Educação acontecerá de 19 a 21 de julho (terça a quinta-feira), na capital fluminense. O evento receberá também a 2ª feira de Produtos e Serviços para a Educação.
De 19 a 21 julho, a cidade do Rio de Janeiro será a sede de um dos mais tradicionais eventos sobre Educação do Brasil, a 8ª Jornada Internacional de Educação. O evento terá a participação de seis influentes e reconhecidos educadores vindos da Suíça, Portugal e Espanha, e outros 35 palestrantes brasileiros. A Jornada Internacional de Educação debaterá durante três dias os principais temas e abordagens sobre as diversas áreas da Educação brasileira e mundial. Junto com o conteúdo pedagógico das palestras, será realizada paralelamente a 2ª Feira de Produtos e Serviços para a Educação. O evento acontece no Centro
 de Convenções SulAmérica - Av. Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova (RJ). [ http://www.futuroeventos.com.br/novo-site].
A 8ª Jornada Internacional de Educação terá ao todo 46 palestras trazendo o que há mais de atual e importante no contexto da Educação, visando a aprendizagem e o aprimoramento profissional de professores, educadores, gestores e de áreas afins. “O objetivo deste evento é colaborar cada vez mais para a qualificação profissional dos educadores, abordando e discutindo temas fundamentais como a formação de professores, educação infantil, avaliação na educação, tecnologia educacional, gestão escolar, psicopedagogia, dificuldades de aprendizagem, entre outros”, diz Marcos Melo, diretor da Futuro Eventos, empresa que organiza e promove a 8ª Jornada Internacional de Educação na capital fluminense.
No primeiro dia (19/07), a Jornada de Educação terá quatro palestrantes internacionais. A abertura do evento será com Monica Gather Thurler, psicóloga e professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra (Suíça), cujo tema central será “A Liderança Pedagógica como um elemento coletivo colocado em jogo”, onde ressalta a importância em trocar o “eu e minha classe” por “nós e nossa escola”. Thurler é mundialmente reconhecida com uma das educadoras mais atuantes no trabalho de formação contínua e pesquisas sobre e para a profissionalização de professores e no desenvolvimento da qualidade de sistemas de ensino.
Philippe Perrenoud (Suíça) e Rui Trindade (Portugal) completam o time de palestrantes internacionais do primeiro dia da Jornada Internacional de Educação.
Entre os destaques do segundo dia do evento, a carioca Thereza Penna Firme, uma das mais conceituadas educadoras brasileiras, com a palestra “Avaliação: Processo de Integração ou Exclusão do Educando?”. Penna Firme é psicóloga clínica, com especialização na formação acadêmica no campo da avaliação, mestre em Psicologia Educacional pela Universidade de Wisconsin (EUA), mestre em Educação e doutora em Educação e Psicologia da criança e do adolescente pela Universidade de Stanford (EUA) e Educadora e Coordenadora do Centro de Avaliação na Fundação Cesgranrio.
Educopédia- O segundo dia do evento também terá a participação de Rafael Parente, um dos idealizadores da Educopédia, projeto inovador desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME RJ). Na palestra “A Educopédia e o Futuro da Educação no Brasil”, Parente explicará a plataforma de aulas digitais e seus objetivos, como tornar o ensino mais atraente e mobilizador para crianças e adolescentes, além de instrumentalizar o professor.
Tecnologia-O terceiro e último dia terá, entre os destaques internacionais, a professora portuguesa Ariana Cosme, com a palestra “Competências na Educação e a Capacidade de Mobilização, Articulação e Execução”. E ainda o espanhol Miguel Zabalza, com a palestra “Globalização e Educação: Desafios e Tendências na Formação de Professores”.
A tecnologia será tema da palestra do pedagogo Moisés Zylbersztajn, da Faculdade de Educação da USP e que desde 1983 dedica-se a aplicações da tecnologia no ensino em geral. A mobilidade e a convergência digital serão os temas da palestra de Zylbersztajn, que vai discutir as formas de “Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar”.
Feira para Educação-Paralelamente a 8ª Jornada Internacional de Educação, o evento também terá a 2ª feira de Produtos e Serviços para a Educação. Entre as empresas expositoras estarão Positivo Informática (apresentará ambientes virtuais personalizados, com recursos atualizados que promovem inovação nos processos de ensino-aprendizagem e de comunicação com as famílias), Pimpão (lousa interativa, robótica, brinquedos, livros, playgrounds, espumados, laboratório de ciências Física, Química e Biologia), A Esportiva (Material Esportivo para Escolas, Universidades, Clubes e Academias); Cengage Learning (Sistemas de Ensino Acadêmico, para Formação de Professores, Escolas de Idiomas, material de referência e pesquisa, Ensino Profissionalizante e Ensino a Distância), Ciranda Cultural (livros e revistas) e Primeira Escolha (Avaliação Institucional; Diagnóstico Padronizado do Ensino Médio; Provas de Seleção; Representação de equipamentos de leitura ótica e manutenção)...
 
Mais informação aqui http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=165652

Nenhum comentário:

Postar um comentário